Notícia Horta Escolar Imagem

Projeto “Horta Escolar e Alimentação Saudável”

Em Abril do corrente ano, dar-se-á início ao projeto “Horta Escolar e Alimentação Saudável”, uma parceria entre a ADASMA e a CALCOB, com o apoio do Município e do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro.

Este projeto terá como objetivo principal a cultura de pequenas hortas nas respetivas escolas aderentes, com produtos hortícolas adequados à época em causa, onde os alunos acompanharão e participarão, com o seu próprio trabalho, no desenvolvimento dos mesmos. E conduzirá o aluno a consumir mais produtos hortícolas e, em simultâneo, a captar a importância que esta atitude terá em benefício do ambiente e da sua própria saúde. Implicitamente, pretende-se consciencializar a comunidade escolar para a valorização do seu próprio sangue, tendo em vista futuras dádivas.

Participarão neste projeto alunos do pré-escolar, 1º Ciclo e alunos com Necessidades Educativas Especiais dos 2º e 3º Ciclos de algumas escolas do Agrupamento, sempre com a supervisão dos professores e técnicos da CALCOB.

Terminará com um evento festivo, onde poderão degustar os produtos por eles próprios cultivados, podendo inclusive fazer uma oferta de alimentos a uma instituição de solidariedade social, incutindo nos próprios alunos a necessidade de pensarem em outrem e como poderão contribuir para a felicidade daqueles que mais necessitam.